Microsoft Lança Inédita Revolução: Centros de Dados Inteligentes com Compromisso Ambiental
Programa inclui IA, parcerias com empresas de energia e redução de impacto hídrico em comunidades

Novo Programa de Centros de Dados
Microsoft anunciou, na segunda-feira (28), uma abordagem “comunitária” para expansão de infraestrutura de IA. A iniciativa, revelada um dia após anúncios da Meta, inclui compromissos com estabilidade tarifária e criação de empregos em áreas onde os centros serão construídos.
Parcerias com Empresas de Energia
A empresa prometeu “se pagar sozinho” para evitar aumento de contas de energia. Microsoft afirmou trabalhar diretamente com empresas de utilidade pública para garantir que os custos de operação de seus centros não sejam repassados aos consumidores residenciais.
Criação de Empregos e Sustentabilidade
O plano inclui contratação local e redução do consumo de água nos centros. A empresa também se comprometeu a minimizar impactos ambientais, em resposta a críticas de grupos como Data Center Watch, que registra 142 movimentos de protesto em 24 estados americanos.
Reações Políticas e Comunitárias
Após cancelar projetos em Wisconsin e enfrentar protestos em Michigan, Microsoft enfatizou sua posição perante a Casa Branca. O presidente Trump criticou a indústria de IA no Twitter, exigindo que empresas assumam custos energéticos. Um editorial em Ohio chamou a gigante de tecnologia de “culpada por mudanças climáticas”.



