Mudou tudo: O que é uma GPU Discreta?
Saiba a diferença entre GPU integrada e discreta para jogos em PC, Xbox e PS5

Entendendo GPUs
Quando se trata de escolher um novo computador para jogos ou edição de vídeo, é comum encontrarmos opções com e sem chips gráficos dedicados da Nvidia ou AMD. Esses dispositivos geralmente vêm com uma GPU integrada, em vez de uma GPU discreta.
Para a maioria das pessoas, basta saber que uma GPU integrada é ideal para tarefas leves, como navegação na web e processamento de texto, enquanto uma GPU discreta é melhor para jogos e criação de conteúdo mais pesado, como edição de vídeo.
GPU Discreta vs Integrada
Praticamente todos os computadores modernos têm uma GPU de alguma forma, mas elas podem ser integradas ao processador ou ser uma GPU discreta, com seu próprio chip e placa.
As GPUs discretas têm seus próprios recursos dedicados, como memória de vídeo, gerenciamento de energia e um dissipador de calor robusto. Já as GPUs integradas compartilham recursos com o processador, o que pode ser um problema se você estiver executando tarefas que exigem muito do processador e da GPU ao mesmo tempo.
Um exemplo de GPU discreta é a Nvidia GeForce RTX 5070 Ti, que oferece desempenho superior para jogos e edição de vídeo, com um preço de cerca de US$ 1.000 (R$ 5.370,00).



